Artigo

OUT

2007

Pesquisa & Inovação

As inovações e as novas possibilidades da nanotecnologia

Dois eventos neste ano balizam e dão a medida da importância que a nanotecnologia já assumiu na indústria. Em abril, cerca de 60 expositores mostraram no pavilhão da Microtechnology, dentro da Feira de Hannover, novas e promissoras aplicações da nanotecnologia.

Nos dias 9 e 10 deste mês, em Arlington, Virgínia, pesquisadores da academia, do governo e da indústria mostram o resultado de dois anos de trabalho conjunto no evento Productive Nanosystems: Launching the Technology Roadmap, uma iniciativa que visa identificar os caminhos de evolução da nanotecnologia na indústria.

O evento é um marco na história de 20 anos da nanotecnologia. Pela primeira vez, a experiência reunida na "manufatura atomicamente precisa" é reunida em um roteiro tecnológico que aponta os benefícios previsíveis advindos desta nova tecnologia, bem como seus riscos e incertezas.

Nanoinovações

Expositores do pavilhão da microtecnologia anteciparam aos visitantes uma visão do que poderá ser a indústria no futuro, mas sobretudo métodos, processos e materiais que já são realidade.

Um rápido levantamento na literatura dedicada à nanotecnologia revela produtos e serviços que já estão sendo comercializados no mercado final. Entre eles, têxteis que repelem manchas e não amassam, revestimentos para vidros, revestimentos antierosão para metais, artigos esportivos, filtros protetores contra radiações solares, nanoadesivos que servem para qualquer material, nanossubstâncias com aplicações terapêuticas, nanomateriais para dispositivos médicos, como cateteres, válvulas e implantes ortopédicos. Suas aplicações se estendem ainda a produtos para limpeza de tóxicos, sistemas de filtração de ar e água, microprocessadores e equipamentos eletrônicos em geral.

A nova tecnologia nasceu e se desenvolveu fortemente orientada para as aplicações, ao contrário do Laser, do qual se dizia que era uma solução à procura de um problema, fato explicitamente reconhecido por um de seus descobridores, o prêmio Nobel Arthur L. Schawlow, quando disse em entrevista que "... pensávamos que ele podia ter algum uso científico e nas comunicações, mas não tínhamos nenhuma aplicação em mente. Se tivéssemos, ela poderia ser um obstáculo..."

Mais exemplos significativos da expansão da nanotecnologia foram apresentados em Hannover:

  • Um novo método para revestir substratos com dispositivos muito pequenos foi apresentado pelo Grupo EV. A tecnologia NanoSpray facilita estender processos litográficos até o fundo dos acessos verticais dos wafers.
  • A Jenoptik Laser mostrou suas novas ferramentas de gravação em relevo que permitem ao usuário o máximo de flexibilidade na moldagem de alta precisão de peças de polímero com dimensões em escala micro e nano.
  • O Laboratory for Production Technology-LaFT, da Helmut Schmidt University Hamburg, mostrou um novo conceito de fábrica que poupa energia e aumenta a precisão da produção em escala micro e nanométrica. Para desenvolver uma planta adequada ao trabalho de micropeças, o LaFT desenvolveu o conceito do Desktop Manufacturing até o limite da Manufatura Square Foot. Com este novo conceito de planta, uma superfície de 30 por 30 centímetros é suficiente para alojar várias pequenas unidades de produção. Segundo os especialistas, a relação entre a dimensão das plantas antigas e o tamanho dos componentes era inadequada para o trabalho com micropeças. Reduzindo o espaço de trabalho, as máquinas se tornaram mais precisas, devido à redução da influência dos efeitos estáticos, térmicos e dinâmicos sobre a precisão. A Universität Ilmenau exibiu um método especial de fixação de componentes de microssistemas através da colagem com nanoagulhas que funcionam como ganchos e fitas.
  • O expositor Nano-X exibiu seu processo de revestimento catalítico ativo de superfícies com nanopartículas inertes, com a combustão de partículas de carbono em temperaturas de 290 graus centígrados ou mais. O processo pode ser usado em revestimentos de vidro, metal, pedra ou cerâmica.
  • Um novo método para a fabricação de fios nas dimensões nanométricas foi criado pelo trabalho conjunto de um grupo de físicos das universidades de Cambridge e Bonn. Eles desenvolveram uma tecnologia de baixo custo para a fabricação de cristais fotônicos metálicos que formam nanofios que, por sua vez, formam nanoeletrodos em dispositivos semicondutores.
A feira reúne um grande número de inovações, mas não é a única fonte de atualização neste campo. Cientistas da Universidade de Houston, citados no site www.inovacaotecnologica.com. br, desenvolveram métodos industriais de fabricação de dispositivos nanotecnológicos. Entre outras aplicações, o novo método permitirá substituir o recém-lançado LCD por monitores ainda mais eficientes baseados no FEC-Field Emission Display. A nova técnica, chamada de nanopantografia, remove seletivamente pontos de um filme, criando microlentes que focalizam íons sobre um substrato. Ainda no mesmo site noticia-se que células solares ganham 60% em eficiência quando recebem uma película de nanopartículas de silício.

O mapa da nanotecnologia

O futuro da nanotecnologia está sendo apresentado e discutido este mês em evento promovido pelo Foresight Nanotech Institute. Um comitê de especialistas, com apoio de várias entidades ligadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, apresenta o que foi batizado como Nanotechnology Roadmap.

Segundo a entidade patrocinadora, o Technology Roadmap for Productive Nanosystems "vai mapear o caminho começando com as capacidades atuais da nanotecnologia até os sistemas avançados. O mapa detalhará passo a passo um curso de desenvolvimento que precisa ser adotado para passar de um estágio para outro, com marcos que devem ser conquistados em cada passo..."

As apresentações e os debates do evento, em resumo, estão focados nos meios que precisam ser adotados para a nanotecnologia superar os desafios, aplicações orientadas para nanossistemas produtivos, quadro de referências que permitam progressos na direção das expectativas prometedoras da nanotecnologia e medidas práticas que qualquer interessado no campo da nanotecnologia pode adotar.

Mais...

sobre nanotecnologia você encontra em

www.foresight.org
www.physorg.com/news4656.html
www.inovacaotecnologica.com.br


   continue lendo   

Essa informação foi útil para você?

...aguarde...