NEI Meetings
Robert Macody Lund
Robert Macody Lund

Presidente de NEI Soluções

"Saúda os participantes na abertura do evento."

Richard Morley
Richard Morley

Palestrante internacional

Ideias e Tecnotendências que estão Modelando a Fábrica do Futuro

A segunda edição de NEI International Industrial Conference & Show reuniu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, profissionais da indústria e especialistas do meio acadêmico, que mostraram suas visões particulares sobre o tema do evento - "Ideias e Tecnotendências que estão Modelando a Fábrica do Futuro". A ideia central do evento soma os resultados da pesquisa e do trabalho realizado nas universidades com o conhecimento e a experiência criada no ambiente empresarial, dos níveis gestores ao chão de fábrica.

Richard Morley, com a autoridade de quem é físico pelo MIT, especialista em automação, palestrante internacional respeitado e criador do PLC, abriu os dois dias do encontro surpreendendo a audiência. Para ele, uma visão histórica da evolução industrial, associada à imaginação, permite antecipar cenários futuros e preparar-se para eles. Admite, é claro, que existem riscos envolvidos nessas previsões, mas garantiu que eles são aceitáveis comparados aos riscos muito maiores decorrentes de decisões adotadas fora de qualquer cenário econômico e tecnológico. Na sua segunda intervenção, Morley defendeu e mostrou como as indústrias podem se preparar para o imprevisível.

De maneira geral, os palestrantes estiveram focados nas aplicações industriais de tecnologias de história recente. O professor Ivan Nunes da Silva, da Escola de Engenharia de São Carlos, por exemplo, relacionou pelo menos uma dúzia de aplicações das redes neurais artificiais nas áreas de manufatura, manutenção e planejamento. Entre elas - para citar apenas as que provocaram maior interação com a audiência - a otimização de recursos energéticos, o diagnóstico de falhas em redes de automação e o controle de máquinas e dispositivos industriais.

Mestre em Engenharia Elétrica e professor da PUC Paraná, Fernando Deschamps trouxe para a audiência um roteiro para coletar, organizar, analisar e tirar conclusões que orientem as ações a partir dos dados obtidos no chão de fábrica. Tânia Cosentino, presidente da Schneider Electric do Brasil, fez uma análise abrangente e objetiva das tendências que influenciam as indústrias e enfatizou a ascensão da economia de energia ao topo das prioridades do planejamento empresarial, sobretudo do planejamento dos processos de automação.

Ao final do II NEI International Industrial Conference & Show, a soma das informações cobria, entre outros temas relevantes, a otimização energética, o desenvolvimento da tecnologia da informação e suas aplicações na automação do chão de fábrica, as estratégias para conduzir uma indústria ao mercado global, as novas gerações de sensores e a organização e gestão de cadeias confiáveis de fornecedores.

Sem dúvida, elas estarão presentes no cenário da fábrica do futuro desenhado por Richard Morley em sua palestra inaugural.

E os textos que você lerá a seguir resumem os conteúdos das palestras.

II NEI International Industrial Conference & Show





    ...aguarde...