Dedeira: quando usá-las no lugar de luvas de segurança em sua empresa
A luva de proteção é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) necessário para profissionais que necessitam de uma proteção para as mãos em suas atividades. Sem dúvidas, é um dos equipamentos mais utilizados, uma vez que luvas de segurança garantem proteção contra riscos físicos, químicos, mecânicos e biológicos.
Entretanto, é sempre importante entender a necessidade da função para então saber quando usar e como usá-las. No caso das dedeiras, seu uso está ligado totalmente ao uso para atividades de precisão, as quais, só necessitam de proteção em um único dedo, geralmente o que tem mais risco na atividade. Para saber mais sobre dedeiras e luvas de proteção, separamos as questões mais comuns sobre o assunto para auxiliar na decisão de compra para a sua empresa. Confira abaixo:
O que é um EPI?
EPI é a abreviação para Equipamento de Proteção Individual, e todos os produtos que entram nesse grupo devem fornecer a proteção do indivíduo (colaborador) de riscos suscetíveis da atividade que ele exerce.
Para regulamentar o que é considerado um EPI e as necessidades que este equipamento deve atender, a NR-6 estabelece todas as disposições legais a cumprir por quem fabrica estes EPI’s, bem como as empresas que devem disponibilizar para utilização em suas atividades.
Os EPI’s devem ter certificado de aprovação expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), inclusive as luvas de segurança.
O que são luvas de proteção?
A luva de proteção é um EPI, cuja função é assegurar que o profissional não sofra possíveis acidentes de trabalho dos mais diversos como: queimaduras, cortes, perfurações, congelamento, entre outros riscos que prejudicam o funcionamento íntegro de suas mãos e, desta forma, evitando prejuízos ao trabalhador e até mesmo processos judiciais ao empregador.
Em alguns casos a luva de segurança oferece aderência as mãos no manuseio de ferramentas, ou garantir que não haja o contato da pele diretamente com algo que não pode ser contaminado. Ou seja, podemos definir como um isolante das mãos para atividades que necessitam desta segurança.
O que são dedeiras?
Dedeiras são EPIs variados em material de composição e tipos, entretanto, todos têm como função a proteção dos dedos quando os funcionários executam atividades mais precisas e em que a necessidade de proteção é em apenas um ou dois dedos. Elas podem ser produzidas nos materiais para garantir a proteção contra os seguintes intempéries:
- Riscos mecânicos;
- Riscos térmicos;
- Riscos químicos.
Qual é a regulamentação do uso de luva EPI ou dedeiras?
Assim como os demais EPI’s, a luva de segurança se encaixa na Norma Regulamentadora NR-6, que estabelece como EPI todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança no trabalho. Também é determinado que é de responsabilidade do empregador disponibilizar os EPIs necessários gratuitamente para o trabalho, e os cuidados e obrigações dos funcionários diante ao equipamento de proteção. Além desta, ainda há as normas específicas do uso de luvas proteção, que são:
- EN 420: essa norma define os padrões gerais para a distribuição das luvas de proteção. Um dos requisitos desta norma é a descrição geral do fabricante com as informações sobre uso, material de composição, embalagem, cuidados e manutenção.
- EN 388: essa norma é aplicada para luvas de risco mecânico, com proteção contra cortes, abrasão, perfurações e rasgos. A EN 388 estabelece níveis de desempenho para as luvas, classificados em 5 categorias de resistência.
- EN 374: essa norma é estabelecida para luvas contra riscos biológicos e químicos. Com classificação de penetração, permeabilidade e degradação da luva de proteção. É regido que a identificação com o tempo e resistência da luva contra químicos esteja gravado no produto.
- EN 511: essa norma é atribuída a luvas de resistência a temperaturas frias. Estabelece um pictograma de perigo de frio, com níveis de desempenho entre 0 a 4 para resistência contra frio de convecção, frio de contato e impermeabilidade da água.
Quais são as atividades que necessitam do uso de dedeira?
Toda atividade que requer o cuidado com as mãos é necessário o uso de luvas de proteção. Entretanto, a dedeira é necessária quando se tratam de atividades que não há tanto risco que envolva a proteção da mão inteira, somente dos dedos que executam a atividade. Entre os setores mais comuns estão atividades que envolvam manuseio de químicos, laboratórios, siderúrgicas, e até mesmo serviços gerais.
Por quanto tempo devo utilizar uma mesma dedeira?
Cada luva de segurança de um tipo diferente terá suas especificações próprias, de modo que a durabilidade e os cuidados também. A desconsiderar as luvas e dedeiras descartáveis, todas podem ter uma durabilidade variável entre 30 a 45 dias, dependendo da atividade executada, higienização e armazenamento.
Quais fatores deve-se levar em conta para escolha de uma luva de proteção ou dedeira?
Quando é visualizada a necessidade de haver proteção para as mãos em sua empresa, antes de decidir diretamente por um modelo específico, é importante se questionar:
- Qual é o nível de proteção que você precisa?
- A equipe terá de lidar com riscos específicos?
- A equipe terá outras demandas que dependem de outros cuidados com as mãos além da sua atividade rotineira?
- A equipe trabalhará em condições climáticas extremas?
- A equipe passará por atividades que necessita da sensibilidade tática?
- Há alguma outra proteção e recursos que a equipe irá necessitar para atividades (resistência ao calor, anti-estática, bidensidade)?
A partir das respostas para estas questões ficará mais fácil de determinar se a melhor opção é um determinado modelo ou outro e, se deve ou não haver alguma outra proteção para a atividade exercida.
Para complementar e auxiliar sua decisão, sugerimos a leitura abaixo: